domingo, maio 15, 2011

Veja como foi o Lupaluna 2011

Charlie Brown Jr. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Lupaluna 2011

O público, que na soma das duas noites chegou a cerca de 45 mil pessoas, foi o responsável pelo maior show do Lupaluna 2011. A plateia pulou, dançou e curtiu a mistura de ritmos que ocorreu no BioParque, em Curitiba, na sexta-feira (13) e no sábado (14). O festival, que está em sua terceira edição, agora se consolida como o maior evento de música do Paraná. Os presentes puderam conferir diversas performances em três palcos: LunaStage, EcoMusic e EletroLuna. Entre os destaques, estiveram Ivete Sangalo, Sublime With Rome, Marcelo D2 e Vanessa da Mata.
Baiana
Nem o frio do outono curitibano evitou que o público se incendiasse ao som de Ivete Sangalo na sexta-feira. Quarta atração a subir ao palco principal, a apresentação da baiana deixou o público extasiado. Em entrevista exclusiva concedida no camarim à Gazeta do Povo, momentos antes do show, a cantora afirmou que "depois de ser mãe ficou mais exigente com sua performance no palco".

Ivete, que teve seu primeiro filho em outubro de 2009, disse que agora se preocupa muito mais com afinação, swing, e que ficou "mais exibida". "É uma maneira de documentar aquele comportamento para que o filho veja quando crescer, para que sinta orgulho", contou. E completou: "se eu soubesse disso, teria começado antes".

Internacional

A chuva forte que caiu no BioParque, no sábado, não diminuiu a euforia do público no momento em que o Sublime with Rome, uma das bandas mais aguardadas desta edição do Lupaluna, subiu ao Lunastage. Os norte-americanos levaram à loucura os fãs que aguardavam há anos para assistir a um show da banda.

Na sexta, a banda inglesa The Cult foi a primeira atração internacional a se apresentar no LunaStage. No final da segunda música, o grupo saudou o público que estava animado com os roqueiros. “É um prazer estar em Curitiba. Vocês [curitibanos] são um grupo muito sofisticado de brasileiros”, afirmou Ian Astbury, vocalista. Sweet Soul Sister foi o ponto alto, quando alguns até tiraram a camiseta e rodaram no ar, mesmo com o frio intenso que fazia na capital paranaense.

Rock

Da formação original só sobraram Digão (guitarra e vocal) e Canisso (baixo), mas do repertório que fez do Raimundos uma das maiores bandas de rock dos anos 90, sobraram muitos hits. E foi graças a eles que o palco EcoMusic ferveu durante o show do quarteto de Brasília, agora completo pelo guitarrista Marquim e o baterista Caio na madrugada deste domigo (15).
Outro grande grupo do rock nacional que se apresentou no evento foi Capital Inicial. E se em 2009 o show da banda no Lupaluna quase não aconteceu em razão da forte chuva, neste sábado foi uma noite de redenção para o quarteto de Brasília. “A gente vai compensar vocês”, avisou o vocalista Dinho Ouro Preto logo no início da apresentação. E até o clima colaborou: não caiu um pingo de chuva durante o show.

Os Paralamas do Sucesso também agitaram o público ao lado de Frejat, do Barão Vermelho, na sexta-feira. Em entrevista minutos antes da apresentação, o vocalista Hebert Viana prometeu ao público um espetáculo de muita alegria. E foi isso mesmo que a plateia presenciou. Os Paralamas trouxeram os grandes hits dos mais de 30 anos de carreira, em um show para todas as idades.

Um banho de chuva...

A chuva bem que tentou, mas também não conseguiu atrapalhar o show de Vanessa da Mata, no sábado. Mesmo sob a garoa do início até a forte chuva do fim, a cantora mostrou ginga e disposição. “O que a gente precisa é tomar um banho de chuva”, a frase da canção Ai, ai, ai, resumiu o espetáculo. E o público aprovou.

Skate e rap

Marcelo D2 agitou o Lupaluna 2011 com sua tradicional fórmula de fazer música: uma mescla de rap, hip hop e samba que movimentou o público. Em entrevista depois do show, D2 garantiu que gostou muito de tocar pela segunda vez no maior festival do Paraná, e que se surpreendeu com a presença do público.

O show do Charlie Brown Jr. também trouxe uma rica mistura para o evento, mas entre rock, rap e skate. Durante a apresentação, na sexta, o vocalista Chorão falou diversas vezes com o público. A primeira música foi Tudo o Que Ela Gosta de Escutar, canção acompanhada em coro pelo público. Em seguida, foi a vez de Não Deixe o Mar Te Engolir e Me Encontra.

Cariocas

O Monobloco subiu ao palco LunaStage e fez uma viagem pelos ritmos brasileiros. O grupo carioca encerrou a primeira noite de shows do Lupaluna 2011 com uma mescla de samba, funk, shot e rock. Fernanda Abreu também participou do show.

Pernambuco

O pernambucano Otto conseguiu driblar uma das maiores dificuldades de quem se apresentou na tenda EcoMusic: a competição com as atrações do palco principal. Ele levou um bom público ao seu show por volta das 2 horas da manhã do sábado, reta final do primeiro dia do Lupaluna 2011, apresentando o suíngue nordestino ao público curitibano. Leia a matéria completa.

Teatro musical

Já nos últimos minutos da noite de sábado, a banda Teatro Mágico subiu ao palco para impressionar o público. O vocalista Fernando Anitelli começou o show do conjunto com o sucesso “Abaçaiado”. No céu, fogos de artifício anunciavam o início do espetáculo. Quem estava na plateia vibrou.

Paranaenses

A banda curitibana Blindagem encerrou a programação do palco principal do Lupaluna, na madrugada deste domingo (15). Com mais de três décadas de tradição, o grupo iniciou o show no LunaStage, por volta das 3h10, com a canção Oração de um Suicida.

Outro show de destaque na tenda foi da Banda Gentileza. Mesmo competindo com Ivete Sangalo, que se apresentava no palco principal no mesmo horário, o grupo curitibano conseguiu fazer, como de costume, um ótimo show. E até aproveitou para trazer a festa da baiana para o seu palco.

Os curitibanos do Os Milagrosos Decompositores colocaram o público pra sambar e espantaram o frio no palco EcoMusic no sábado. Com plateia lotada, eles apresentaram com exclusividade o primeiro CD da banda, o Samba funk soul sim!. Com repertório que vai da MPB tradicional ao samba-funk, passando por reggae, blues e o ritmo do baião, não ficou ninguém parado nos 40 minutos de apresentação. Leia a matéria completa.
Quem também agitou o público foi a banda nascida nos corredores da Universidade Federal do Paraná (UFPR): Sabonetes. O grupo foi o quarto a se apresentar na tenda EcoMusic no sábado. Apesar do pouco tempo, o quarteto conseguiu mostrar, com seu pop rock de respeito, porque é uma das promessas da música paranaense.

Eletrônico

Uma rave. Foi isso que se transformou a tenda EletroLuna, dedicada aos fãs de música eletrônica, na noite e madrugada de sexta-feira (13) e sábado (14). Os DJs Leo Janeiro, Bibba Pacheco, Aninha, Gui Boratto e Leozinho & Paciornick controlaram as pick-ups no primeiro dia. E ninguém ficou parado. Leia matéria completa.

No sábado, foi a vez dos franceses da Soul-Division subirem ao palco do Eletroluna. Nem a chuva e nem o frio atrapalharam a animação do grupo que se apresentou pela primeira vez na América Latina. Com o público, a sensação de euforia foi a mesma: todos só queriam dançar.

Via Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário