segunda-feira, maio 09, 2011

Polícia Militar de Cascavel apreende droga e suspeita que substância seja oxi

A Polícia Militar de Cascavel, no Oeste do Paraná, apreendeu na madrugada de domingo (8) na região central da cidade cerca de 150 gramas de um entorpecente que pode ser oxi, droga similar ao crack, mas que provoca reações no organismo do usuário mais agressivas, uma balança de precisão também foi apreendida.

O oxi é um derivado da planta da coca, assim como a cocaína e o crack. A diferença, segundo especialistas, está na forma como a droga é preparada. Enquanto o crack usa bicarbonato de sódio e amoníaco para transformar o pó em pedra, o processo de transformação do oxi leva querosene e cal virgem. A escolha destes produtos seria para deixar a droga mais barata.

A primeira apreensão da droga ocorreu no Acre, há aproximadamente dez anos. Segundo a polícia, duas pessoas estavam em um carro, jogaram a balança e a droga pela janela quando viram os policias e fugiram quando receberam a ordem para estacionar o veículo. Houve perseguição e o carro onde estavam os suspeitos bateu em uma árvore. Um jovem de 16 anos ficou ferido e foi apreendido pela polícia. O condutor conseguiu fugir.

O delegado Ademair da Cruz Braga, que estava de plantão na Delegacia de Cascavel quando a droga foi descoberta, encaminhou a substância para o Instituto de Criminalista de Curitiba para que seja realizada uma perícia que confirme se a substância é oxi.

O delegado relatou que entrou em contato com a Polícia Federal do Acre para obter mais informações sobre a nova droga. “Se assemelha com o crack, mas a coloração é mais embranquecida, a porosidade é maior e o cheiro é mais forte, mais acentuado”, afirmou Ademair Braga.

A partir da experiência que se tem com o crack, o delegado disse que com a quantidade apreendida seria possível produzir de 200 a 300 pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário