sábado, maio 14, 2011

Arena pode ser motivo de exclusão de Curitiba da Copa das Confederações

As autoridades que tratam da realização da Copa do Mundo em Curitiba acreditam que, a dificuldade em definir quem vai pagar os custos de reforma da Arena e a sua capacidade podem ter sido decisivas, para a exclusão da cidade da Copa das Confederações, que acontece em 2013.
A divulgação das sedes só deve acontecer no dia 29 de julho pela FIFA, mas, na última quinta-feira, o blog Primeira Mão, do jornalista Thiago Lavinas, publicou que as cinco cidades que receberão a competição de 2013 já estariam definidas: Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Brasília (Estádio Nacional) e Salvador (Fonte Nova). O Jornal Nacional, na edição de quinta-feira, também confirmou as informações.
Segundo o presidente da Comissão Especial da Copa da Câmara de Vereadores de Curitiba, vereador Pedro Paulo (PT), e o secretário especial para Assuntos da Copa, Marcio Celso Cunha, se Curitiba realmente ficar de fora da competição marcada para 2013 será pelo estádio.
Eles apontaram dois possíveis critérios que podem definir nessa eliminação da cidade. O primeiro seria a dificuldade para chegar a um acordo sobre quem pagará o aumento no custo das obras, que ainda não foi oficializado, mas pode ultrapassar os R$ 200 milhões. O valor inicial era de R$ 135 milhões.
O Atlético-PR afirmou que não arcaria com o novo custo, o que teria colocado em xeque a participação de Curitiba até na Copa do Mundo. Clube, prefeitura e governo tentam chegar a um acordo sobre essa questão.
- Pela dúvida em relação à conclusão do estádio. Depois desses entreveros, ficou essa dúvida - falou Pedro Paulo.
Mario Celso Cunha explicou que um possível critério para a escolha dos cinco estádios para a Copa das Confederações é o tamanho. Os cinco têm (ou terão) maior capacidade que os 41 mil lugares da Arena da Baixada quando concluída.
- Devem ter se baseado em capacidade de estádio. Salvador tem 50 mil; Porto Alegre tem 65 mil; Belo Horizonte e Brasília têm 70 mil e Rio de Janeiro, para 78 mil - disse, referindo-se à Fonte Nova, Beira-Rio, Mineirão, Estádio Nacional e Maracanã, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário